domingo, 22 de novembro de 2015

Minha mãe completa 70 anos de vida!

Texto lido na festa em comemoração aos 70 anos da minha mãe, no dia 21/11/15. 

Quero falar sobre a minha mãe hoje nesta data em que ela completa 70 anos de vida! Que idade linda! E ela ainda parece uma menina, com sua vivacidade e disposição para viver. Tomara que eu e minha irmã tenhamos herdado isso!
Eu poderia dizer muitas coisas e me demoraria horas falando sobre a Mamãe. Mas reunimos todos vocês para festejarmos e ela mesma precisa desfrutar dessa noite, aproveitando cada momento e a presença dos seus queridos e queridas que vieram homenageá-la. Então, serei breve.
Vou falar sobre a Mamãe pensando em três palavras que ocorrem muito fortemente quando penso nela: família, trabalho e fé.
Família é a base da vida da Mamãe. Ela aprendeu isso em casa, lá no sítio, no interior da Paraíba, onde viveu com seu pai, sua mãe e seus nove irmãos. Jamais se apartou disso, mesmo nas distâncias físicas e geográficas: nossos tios, nossas tias, nossos primos, nossas primas sempre estiveram dentro da sua casa, fosse nas cartas, nos telefonemas ou nas visitas de tempos e tempos. Dos mais próximos, tia Eurides e tio Nô, foi companheira atenta e carinhosa até seu último momento. Em sua casa, sempre recebeu, e recebe até hoje, com muita alegria e uma comida especial e gostosa, quem deseja lhe visitar. E todos querem! Hoje, parte deles está aqui e agradecemos a Deus pela oportunidade de nos reunirmos em momento tão especial. 
Família é algo a que Mamãe sempre se dedicou. Nós, suas filhas, sabemos o quão importantes somos em sua vida e ela nos ensinou a honrar isso. Ela é nossa parceria e nossa inspiração. E que alegria é ter nossos filhos, seus netos, experimentando da sua força e da sua doçura.
Ao lado da família, o trabalho sempre teve papel fundamental na vida da Mamãe. Porque havia a necessidade do sustento e Mamãe desde muito cedo foi em busca de sua autonomia e independência financeira. Mas também porque havia vocação. Ela aprendeu a costurar em casa, com sua mãe, e assim que pôde foi aprender mais, se profissionalizar. Durante os anos da nossa infância, ela esteve em casa cuidando de nós. Mas quando a necessidade bateu a nossa porta, Mamãe retomou seu trabalho. E nunca mais parou. Mudou de serviço, descobriu outras demandas, adaptou-se. Ama o que faz! Costurar é a profissão a qual se dedicou durante toda a vida, é o trabalho que sustentou sua família e ajudou a concretizar sonhos, é a terapia que a mantém tão jovem aos 70 anos de idade.
No entanto, há algo na vida da Mamãe que é mais forte que sua vocação e está acima de sua família: sua fé. Essa ela também aprendeu em casa. Dessa ela nunca se separou. Com ela, Mamãe remove as montanhas que, de repente, são erguidas pela vida; às vezes, escala essas montanhas e sua fé é o cajado que lhe dá sustentação na jornada. Ativamente religiosa, sua fé está para além das idas à igreja. Sua fé está no “Deus abençoe” ao despedir-se das filhas, ao final de um telefonema ou de uma visita cotidiana; está nas orações que faz no aconchego do seu lar, sozinha, colocando no altar do Senhor cada um dos nossos passos e sonhos. 
Pensando no que escrever para você, Mamãe, lembrei-me da promessa de Deus a Abraão. Na Bíblia Sagrada, logo no seu primeiro livro, Gênesis, conta-se que Deus disse ao seu servo Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei! Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção!”
A quantos Deus não ordena isso, todos os dias, desde que o mundo é mundo? Não foi diferente com você, Mamãe. Desde moça, Deus tocou no seu coração que você deveria deixar sua terra e caminhar por outras. A promessa está sendo cumprida: você é abençoada e sua trajetória de vida é honra para nós.
 
Obrigada, Deus, pela vida da minha Mãe! 
Obrigada, Deus, por podermos reunir seus familiares e amigos para celebrar o dom da vida!
Obrigada, Mamãe, por você ser nossa inspiração!
O que queremos herdar é a sua força e sabedoria. Que Deus nos abençoe a todos!

5 comentários:

  1. Márcia, que lindo!
    É sempre bom passear pelo seu blog. Que Deus te abençoe e te transforme a cada dia que passar mais parecida com sua mãe!! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo prima. Enquanto Lia, lembrava da forma como você contou, e que vontade de ouvir mais. Bjss

    ResponderExcluir