terça-feira, 29 de setembro de 2015

Coisas bonitas que não deixarão de existir

Às minhas queridas alunas e aos meus queridos alunos
Hoje é dia 26 de setembro de 2015 e a Primavera acaba de chegar. Estamos na “nossa casa” apresentando um lindo Sarau Literário. Que alegria!
Sim, o Educandário Miosótis é a nossa casa. Aqui passamos boa parte dos nossos dias, durante toda a semana. Muitos de vocês estão há anos nessa escola, desde os seus primeiros passos. Eu estou há 24 anos e aqui aprendi a exercer minha profissão com dedicação e amor. Estar aqui nesta data, nesta ocasião com cada um de vocês é uma alegria para mim, porque mais uma vez, posso dizer: “Obrigada, Deus, por esse chamado para ser professora!”
Ao idealizar este Sarau, vocês estavam nos meus pensamentos, crianças. E construir com vocês toda essa apresentação me enche de orgulho de tê-los como alunos e alunas. Ainda há “uma menina, uma molequinha” que mora no meu coração e que me ajuda a brincar com vocês e a tornar as tardes um ambiente de aprendizado mútuo e constante.
A todos os familiares aqui presentes, quero agradecer pela confiança de todo dia e pela colaboração especial para o dia de hoje. E, o mais importante: prestigiando o Sarau Literário, vocês estão ensinando a seus filhos sobre compromisso e responsabilidade. Parabéns!
Mais do que isso, porém, que chamar a sua atenção, famílias e visitantes: participar de um evento como este, de cunho cultural, é uma semente sendo regada no coração e na mente de cada uma dessas crianças. Essa semente foi lançada a partir do momento em que vocês fizeram a matrícula de seus filhos e filhas nesta escola. E precisa ser regada a cada atividade promovida por ela, em que os estudantes estudam conhecimentos sobre o mundo social e cultural em que todos nós estamos inseridos. Literatura, Música, Arte, Poesia, Dança – esse é o mundo humano, caracterizado por uma capacidade de linguagem que só homens e mulheres têm. Esse é o mundo que transforma, pois sensibiliza e faz pensar. É o mundo capaz de falar “de coisas bonitas que eu acredito” – e quero ensinar isso aos meus alunos – “que não deixarão de existir: amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor”.   
Por fim, que belo dia de Primavera para se celebrar os 25 anos do Educandário Miosótis! Que passado bonito, construído com esforço e dignidade; que lindo presente do qual cada um de vocês faz parte e ajuda a seguir nessa construção; e quanto ao futuro... ele é uma “astronave que tentamos pilotar”. Que tenhamos o rumo certo e chegaremos aonde queremos chegar, felizes e plenos.

Que as borboletas que chegam com a Primavera, porque as flores estarão aí para alimentá-las, tragam colorido às nossas vidas e encham nossos olhos de amor. Mas que não nos esqueçamos: é preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário