domingo, 11 de fevereiro de 2018

Adeus, 2016!



2016 foi ano surpreendente. Pro bem e pro mal. 
Como cidadã, as surpresas foram sempre muito sérias e muito graves. Golpes políticos sendo democraticamente realizados; polarizações extremadas de "esquerda" e "direita" sem nenhum benefício real à população; retrocessos políticos e ideológicos que eu jamais pensei que fosse assistir, depois de tudo o que já havia ocorrido na história do Brasil; intolerâncias de todas as formas concretizadas em atitudes de desrespeito e violência. 
Aprendi, na prática, o que já havia estudado na teoria: a história não é linear. Porque superamos algo não significa que não estaremos novamente ali na frente retrocedendo ao que se considerava vencido. É verdade: "a luta continua". 
Como professora, vivi na pele o descaso do governo com a escola pública e o total desrespeito aos professores, em vários aspectos. Fiz greve e aprendi muito sobre as instituições e sobre as pessoas - professores e alunos. Foi bom e não foi. 
No Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo, parece que em 2016 tudo ficou de cabeça pra baixo. E eu não sei o que esperar de 2017. 

Mas as surpresas boas que 2016 trouxe pra mim foram muito marcantes e significativas. 
O Café Literário aconteceu, pela primeira vez em quatro anos, sem uma única interrupção - houve encontros em todos os meses, desde janeiro. Em setembro, teve até comemoração de aniversário. 
Inspirada por esse projeto, iniciei mais todos: o Quarta Literária, no Miosótis, e o Encontro entre Escritores, na Academia Friburguense de Letras. Ganharam a literatura, os leitores, os escritores; e, muito mais, ganhei eu que conheci pessoas interessantes, descobri obras e espaços maravilhosos e conquistei amigos. 
Em Maio, ganhei de novo, ao participar da I Feira de Cultura e Arte. Que experiência linda! Pessoas que reuniram esforços próprios pra fazer acontecer um encontro agregador de artistas locais em plena praça pública. Tive o prazer de fazer a apresentação na abertura do evento e de mediar o bate-papo entre os escritores. 
Em junho, conheci o Conectivos. Cheguei a Casa Eliza Vidal para o lançamento de um livro, motivada pela divulgação feita por uma amiga. Nunca mais deixei de ir. E, menos de dois meses depois, me integrei ao Conectivos. Logo, logo, veio novo projeto - Clube de Leitura. Uma delícia!
E, em poucos dias, inesperada e repentinamente, estava eu envolvida no sonho antigo de uma festa literária em Nova Friburgo. Foi muita correria e muita parceria. Trabalhamos muito e rápido e em outubro acontece a FLINF. E foi linda!!!! Quantos contatos, quantos conhecimentos e quantos amigos ganhei! A FLINF foi muito especial!
Pra terminar as boas surpresas, mudei de casa e, embora tenha sido também tudo muito rápido, a alegria inunda meu lar. 
Em 2017, quero continuar cada um desses projetos e cultivar as amizades que conquistei. 

Expectativas? Continuar lecionando - ser professora é a minha vocação. Continuar amorosa e firmemente educando meus filhos - tarefa diária, com belezas indescritíveis, a despeito das angústias frequentes. Ter saúde pra realizar o que desejo e o que preciso. Estar perto dos meus queridos e compartilhar as emoções e experiências da vida. 

Seja bem-vindo, 2017! 
Que eu tenha, sensibilidade e sabedoria para desfrutar da melhor forma todos os dias; que eu possa, corajosamente, discernir sobre quando insistir e quando desistir, e que eu saiba compreender, serenamente, quando é apenas o momento de esperar. 
Que não me falte esperança e amor em nenhum dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário