quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mensagem para os alunos da 3a série do Ensino Médio

Enquanto Houver Sol

Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida...
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança...
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol...
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho...
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós
Aonde Deus colocou...
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol
Ainda haverá...



Queridos alunos concluintes do Ensino Médio – meus, agora, ex-alunos

Ouvi essa música há poucos dias e não pude deixar de pensar em vocês.
Gosto muito do grupo Titãs (já levei algumas canções para nossas aulas), mas, surpreendentemente, ainda não tinha observado a letra dessa; sua mensagem é clara: há esperança.
Por tudo o que passamos juntos nos três anos de Ensino Médio, pela história longa que tenho alguns – por mim alfabetizados – e pelo caminho que se encontra a frente de vocês, repito os seguintes versos: “É caminhando
que se faz o caminho...”.
Que vocês continuem construindo seus caminhos e que usem, nessa construção, todo o material aprendido na escola, que eu resumiria em duas palavras: conhecimento e ética. Haverá tropeços, certamente. Às vezes, o material demora a chegar, é mal usado pelo construtor; às vezes há falta; outras vezes, desperdício. O importante, porém, é ter em mente a construção que se deseja, sonhá-la dia após dia até que ela se erga. Virão reformas, mudanças; e aí caberão novos sonhos e mais trabalho. É essa a vida!
Obrigada por terem feito parte da minha caminhada. Na minha construção, há várias partes de vocês; e tenho certeza de que isso é recíproco...
Por fim, mas paradoxalmente, acima de tudo, tenham fé. Só Deus pode transformar o conhecimento em Sabedoria e a ética em Amor.
Sejam felizes!

Márcia Lobosco
em nome de toda a equipe do Educandário Miosótis
06 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário