segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sobre parecenças e individualidades





Ter filhos é uma experiência transformadora, em todos os sentidos, de todas as formas. E isso só vai ficando mais claro e significativo com o passar dos anos. 
E é no olhar para trás que vamos dando sentido ao que foi vivido no passado e enxergando a graça e a beleza do presente. Para o futuro? Muitos sonhos construídos. 
Quando meus filhos eram bebês, meu quarto e meu banheiro eram lugares muito coloridos, cheios de apetrechos fofos e macios. As minhas coisas dividiam espaço com muitas outras que praticamente eram em maio número. Precisei me diminuir. 
Aos poucos, os objetos e brinquedos ganharam locais próprios, deixaram de existir ou foram substituídos por outros um pouco diferentes. Comecei a aparecer novamente, nas peculiaridades dos meus próprios pertences. 
Atualmente, aos 11 e 12 anos de idade, cada tem seu quarto com suas coisas. Eu, obviamente, tenho meus próprios espaços preservados. Cada um de nós tem uma individualidade e como é bonito ver o que temos em comum e perceber nossas diferenças. 
Mas, de algum modo, continuamos a nos misturar. E isso é muito prazeroso pra mim! 
De um lado, sigo levando para eles vivências minhas, para partilhar e ensinar sobre a vida; de outro, eles têm já suas próprias vivências para compartilhar, narrativas cheias de fatos e opiniões, sentimentos para revelar. 
Hoje, fomos pra escola ouvindo música, como sempre. Dessa vez, a escolha foi deles e conhecia pouco do músico. Mas a escolha foi de qualidade, a despeito de não fazer parte do meu repertório musical. 
Eu ouvia, gostava e pensava: que deliciosa e rica troca! Como não ser feliz com isso? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário