domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sobre voos e raízes


Como saber a hora de deixar o filho sair de perto de nós? 
Como avaliar se o que ensinamos ajudará de fato ou se ainda falta muito para aquele voo solo? Eu sei... achamos que sempre falta. Sempre temos algo que ainda não ensinamos... Mas assim é a vida, não é? Aprende-se enquanto se vive. 
Eu disse voo solo? Voo em dupla, em trio, em grupo... Solo apenas porque é sem os pais, separado da família, distanciando-se desse fundamental primeiro núcleo. E cujo corte amedronta mais aos familiares do que aos próprios filhos - ao menos na ordem natural das coisas. 
Como confiar nesses que vão entrando no nosso lugar, ocupando também espaços que até há pouco não existiam? 
A hora de o filho sair do colo é fácil de decidir. É ansiada por todos. É coroação pra pais e filhos - está crescendo! (Significa: vc está alimentando bem essa criança, estimulou adequadamente e agora vê-se o quanto ela é madura - como é firme e anda bem!). 
Quantos passos desde a hora dos primeiros até o momento em que, com passos largos (meu Deus! Como cresceram! Olha o tamanho desses pés!...), as distâncias geográficas aumentam? 
Então, emoções controladas pra razão conseguir chegar, lembramos que houve muitas separações, em pequenos e grandes momentos. 
Que nem sempre estávamos perto na hora de uma dor (física ou emocional) ou de uma tristeza, porque somos humanos e não temos superpoderes. 
Que não prevemos tudo e não controlamos nada. 
Que viver exige disposição e coragem. Que aceitar os voos é reconhecer isso. Que pode haver erros e que existe possibilidade de acerto e correção na trajetória. 
Que, mesmo no mais alto céu ou diante da mais deslumbrante paisagem, se há raízes, elas servirão para o retorno. 

E o reencontro - como todo novo encontro - será marcado por muitas histórias que ficarão nas memórias dessa família (re)construída a cada dia, pelos voos solos de cada um de seus membros. 

Um comentário:

  1. Bom dia, Márcia!! Estou adorando conhecer seu blog, de verdade!Estou retornando à blogosfera depois de anos fora! Comecei meu blog num nicho que realmente amo, leituras e cafés, como você já deve ter percebido nos seus Cafés Literários que sempre que posso compareço!O www.cafe--com--leitura.blogspot.com é um bebezinho que nasceu em março desse ano, mas estou amando! Quando quiser dar uma passadinha lá para uma leitura e um café, fique à vontade!;) Bjs e parabéns!!!

    ResponderExcluir