Primeiro bloco de quatro em que foi dividida a minha participação no Programa Diálogo com Hamilton Werneck, sobre questões étnico-raciais.
Participação no Programa Diálogo com Hamilton Werneck
Este blog foi criado para cumprir exigência de uma das disciplinas do curso de pós-graduação lato-sensu em Educação e Contemporaneidade, do CEFET-RJ, em Nova Friburgo. Cumprida essa etapa, ficou como espaço de reflexão sobre questões que me inquietam na educação dos meus alunos, dos meus filhos e a minha própria - constante e permanente.
quarta-feira, 1 de julho de 2020
Café Literário premiado
Em 2018, o Café Literário recebeu o Prêmio Ricardo Oiticica de Práticas Leitoras do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLER) da Cátedra de Leitura da PUC-Rio, na categoria Mediação de Leitura.
A premiação teve um belíssimo encontro entre os premiados, escritores, leitores, professores e pessoas interessadas.
Foi uma noite muito especial!Café Literário recebe prêmio
A premiação teve um belíssimo encontro entre os premiados, escritores, leitores, professores e pessoas interessadas.
Foi uma noite muito especial!Café Literário recebe prêmio
Clica e Descomplica visita o Café Literário
Em Maio de 2018, duas colegas minhas de trabalho visitaram o Café Literário e o levaram para um trabalho que realizavam na época - o "Clica e Descomplica".
Foi muito gratificante ter a presença de Adriana Araújo e Luciana Estevão!
Clica e Descomplica visita o Café Literário
Foi muito gratificante ter a presença de Adriana Araújo e Luciana Estevão!
Clica e Descomplica visita o Café Literário
Sou alfabetizadora
Em 2017, gravei uma entrevista sobre minha experiência de alfabetizadora, função que exerci de 1992 a 2001, no Educandário Miosótis. Antes e depois disso, fui alfabetizadora em outros espaços e circunstâncias.
Hoje, me reconheço como professora-alfabetizadora para muito além das classes de alfabetização; envolver o sujeito no mundo da escrita é, para mim, um prazer e uma vocação e isso se revela na minha trajetória profissional e pessoal.
terça-feira, 30 de junho de 2020
Café Literário - para degustar
Em janeiro de 2017, o cineasta Luciano Santos criou este vídeo para demonstrar um pouco do que é o Café Literário.
Para quem não conhece, fica uma degustação.
Para quem é participante, uma breve recordação.
*No período da Pandemia da Covid19, o Café Literário esteve com suas atividades suspensas em virtude do necessário distanciamento social.
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Entrevista sobre polarização política em 2016
Há 4 anos, fui convidada para falar sobre esse tema, juntamente com outras duas profissionais.
A temática continua urgente e necessário.
Entrevista sobre polarização política - 13.04.2016
A temática continua urgente e necessário.
Entrevista sobre polarização política - 13.04.2016
domingo, 30 de junho de 2019
20 anos de formada em 2017
No dia 11
de dezembro de 1997, aconteceu a formatura da minha turma do curso de
Pedagogia, da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia.
Foi uma
noite belíssima!... Estávamos felizes e com uma deliciosa sensação de
vitória.
Eu, de uma
família com muitos tios e primos, era uma das poucas a alcançar um diploma de
graduação universitária. Sim, era uma vitória!
Eu,
professora, formada no Curso Normal em 1990, assumi meu primeiro emprego em
fevereiro de 1991, com muita garra e alegria. E não imaginei (nem planejei)
ingressar na faculdade... Sim, era a vitória!
Durante os
quatro anos de curso, eu trabalhava dois turnos, pois precisava pagar minha
faculdade. Não comprei livros - muito caros pra mim naquela época-, mas devorei
o que pude da biblioteca da FFSD.
Estudei
muito. Aprendi muito. E colho até hoje as sementes de aprendizado plantadas
naqueles anos.
Foi uma
vivência lindíssima!... O lugar (lembro do cheiro das flores do jardim da
faculdade, nas noites de primavera, já perto do final do ano letivo); as
pessoas (quanto afeto desde a portaria, passando pela xerox, pela cantina,
chegando à secretaria, emanando dos abraços e cumprimentos da Irmã Celma e da
Irmã Cosmelli; os docentes - que fonte inesgotável de saber; minhas colegas -
quantos risos, quantas partilhas...
Um
presente pra vida toda!...
Assinar:
Postagens (Atom)

