quarta-feira, 1 de julho de 2020

Participação no Programa Diálogo com Hamilton Werneck, em novembro de 2018

Primeiro bloco de quatro em que foi dividida a minha participação no Programa Diálogo com Hamilton Werneck, sobre questões étnico-raciais.

Participação no Programa Diálogo com Hamilton Werneck

Café Literário premiado

Em 2018, o Café Literário recebeu o Prêmio Ricardo Oiticica de Práticas Leitoras do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLER) da Cátedra de Leitura da PUC-Rio, na categoria Mediação de Leitura.
A premiação teve um belíssimo encontro entre os premiados, escritores, leitores, professores e pessoas interessadas.


Foi uma noite muito especial!Café Literário recebe prêmio

Clica e Descomplica visita o Café Literário

Em Maio de 2018, duas colegas minhas de trabalho visitaram o Café Literário e o levaram para um trabalho que realizavam na época - o "Clica e Descomplica".

Foi muito gratificante ter a presença de Adriana Araújo e Luciana Estevão!

Clica e Descomplica visita o Café Literário

Sou alfabetizadora

Em 2017, gravei uma entrevista sobre minha experiência de alfabetizadora, função que exerci de 1992 a 2001, no Educandário Miosótis. Antes e depois disso, fui alfabetizadora em outros espaços e circunstâncias.
Hoje, me reconheço como professora-alfabetizadora para muito além das classes de alfabetização; envolver o sujeito no mundo da escrita é, para mim, um prazer e uma vocação e isso se revela na minha trajetória profissional e pessoal.

Tenho uma história para contar: sou alfabetizadora

terça-feira, 30 de junho de 2020

Café Literário - para degustar

Em janeiro de 2017, o cineasta Luciano Santos criou este vídeo para demonstrar um pouco do que é o Café Literário. 
Para quem não conhece, fica uma degustação.
Para quem é participante, uma breve recordação.

*No período da Pandemia da Covid19, o Café Literário esteve com suas atividades suspensas em virtude do necessário distanciamento social.

Café Literário - 1a publicação

segunda-feira, 29 de junho de 2020

domingo, 30 de junho de 2019

20 anos de formada em 2017




No dia 11 de dezembro de 1997, aconteceu a formatura da minha turma do curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. 
Foi uma noite belíssima!... Estávamos felizes e com uma deliciosa sensação de vitória. 
Eu, de uma família com muitos tios e primos, era uma das poucas a alcançar um diploma de graduação universitária. Sim, era uma vitória! 
Eu, professora, formada no Curso Normal em 1990, assumi meu primeiro emprego em fevereiro de 1991, com muita garra e alegria. E não imaginei (nem planejei) ingressar na faculdade... Sim, era a vitória!
Durante os quatro anos de curso, eu trabalhava dois turnos, pois precisava pagar minha faculdade. Não comprei livros - muito caros pra mim naquela época-, mas devorei o que pude da biblioteca da FFSD. 
Estudei muito. Aprendi muito. E colho até hoje as sementes de aprendizado plantadas naqueles anos. 
Foi uma vivência lindíssima!... O lugar (lembro do cheiro das flores do jardim da faculdade, nas noites de primavera, já perto do final do ano letivo); as pessoas (quanto afeto desde a portaria, passando pela xerox, pela cantina, chegando à secretaria, emanando dos abraços e cumprimentos da Irmã Celma e da Irmã Cosmelli; os docentes - que fonte inesgotável de saber; minhas colegas - quantos risos, quantas partilhas...


Um presente pra vida toda!...